Atendimento

+55 (44) 3033-2500

Site blindado

Ambiente 100% seguro

Whatsapp: +55 (44) 99912-1415
Telefone: +55 (44) 3033-2500

Como Abrir Uma Retífica de Sucesso

Como Abrir Uma Retífica de Sucesso

Com a grande quantidade de veículos circulando nas ruas de todo o país frequentemente, os serviços automotivos costumam ficar em alta sempre e de forma crescente, já que a necessidade de reparos é evidente. O motor, por exemplo, é a parte mais importante do veículo e precisa estar em perfeito estado para funcionar. Além disso, ele costuma ter um prazo de vida útil, sendo necessário retifica-lo para continuar utilizando no veículo e é nesse momento que as retificas de motores entram em ação. A seguir você entenderá, de forma básica, quais são os primeiros passos para transformar essa ideia em um negócio de sucesso e assim abrir sua tão sonhada retifica de motores!

Uma retifica trabalha, basicamente, com a recuperação de motores que podem ser tanto de veículos pequenos ou de grande porte. Na maioria dos casos as as retificas de hoje em dia estão segmentando, focando apenas em veículos de pequeno porte, com motores a álcool e gasolina, ou abrindo algo para atender proprietários de veículos com motores a diesel. Lógico que da para trabalhar nos dois segmentos, porém demanda mais mão de obra e uma estrutura maior, então segmentar pode ser uma alternativa. Você que deseja saber como montar um retifica de motores, irá receber o veículo em seu estabelecimento, vai retirar o motor, fará a desmontagem, lavará as peças, depois fará toda a inspeção do motor e começará o processo de retificação.

Em seguida é feita a montagem das peças, será realizado um teste de rua com o veículo e assim entregará novamente ao proprietário. Seus clientes podem ser os mais diversos possíveis, desde um proprietário de um veículo popular que precisa de uma retificação no motor, até empresas de veículos pesados, passando por taxistas, caminhoneiros e muito mais. O seu foco será a retifica dos motores, no intuito de deixa-los praticamente novos para uso por mais alguns bons tempos.

Escolher um local propício para começar trabalhar é algo fundamental e poderá ajudar no crescimento da sua oficina de retifica no mercado. Obviamente não precisa ser no centro, mas sim em bairros mais afastados, que possuam uma estrutura legal, fácil estacionamento e espaço suficiente para desenvolver suas atividades. Leve em consideração também a facilidade de conexão de internet, energia e água, além de rede de esgoto para facilitar a montagem de uma boa estrutura. Com um espaço medido entre 200 m² e 300 m² já é possível montar uma retifica de motores com uma boa estrutura de trabalho. Todo esse espaço poderá ser dividido entre área de atendimento aos clientes, área de retificação dos motores, banheiros e vestiários, além de um escritório de administração da empresa. Na parte externa da sua retifica, precisará ter um espaço onde os veículos irão ficar até que seus motores fiquem prontos. Então crie um ambiente legal de trabalho e principalmente com foco ecológico, pensando nos meios ecologicamente corretos de descarte das peças e resíduos, lavagem das peças e processo de trabalho, sempre com a utilização de uniformes limpos, Epi’s e outros mais.

A contratação de colaboradores será indispensável e tudo dependerá do tamanho da sua retifica, já que dependendo da demanda pelos serviços será necessário ter um número maior de funcionários. Para você que está querendo dicas de como montar uma retifica de motores pequena, poderá necessitar de 1 mecânico retificador, 1 ajudante, 2 pessoas para trabalhar no atendimento e 1 supervisor geral (que poderá ser você mesmo). De acordo a empresa for crescendo, você vai buscando mais profissionais para lhe auxiliar no dia a dia de trabalho.

A compra de equipamentos e acessórios de trabalho será uma outra importante ação a tomar no processo de montagem da sua retifica. Veja alguns dos principais itens que precisará comprar: Retificadora de cilindros, retificadora de virabrequim, retificadora de superfície plana, retificadora de bielas, retificadoras de válvulas, retificadora de capa de mancal, retificadora de sedes, torno mecânico, prensa hidráulica, furadeira, macacos, kit de ferramentas, equipamentos de escritório e muito mais. Desde o momento que você decidir colocar a ideia de uma retifica de motores em prática e encontrar o local apropriado para instalação, já poderá procurar um contador para dar inicio no processo de abertura legal dessa nova empresa. Assim você solicitará a licença da prefeitura municipal para atuar no local desejado, alvará do corpo de bombeiros, obterá seu CNPJ e terá um negócio formalizado para atuar na prestação de serviços.

Com certeza a maior parte do seu investimento inicial ficará por conta da compra dos equipamentos, afinal são muitos tipos de acessórios necessários para realizar de serviços e geralmente não são baratos. Além disso, você terá custos com as instalações da sua retifica, compra de peças para montar um pequeno estoque, contratação de funcionários, legalização do negócio e uma série de outros detalhes que vão exigindo dinheiro ao longo do processo de montagem. Uma retifica de motores de médio porte, por exemplo, vai exigir um investimento um pouco alto. Segundo os especialistas no assunto, é necessário investir no mínimo R$ 300 mil Reais para ter um negócio bem estruturado, com equipamentos de qualidade e assim iniciar as atividades. Para algo um pouco maior, cogite investir pelo menos R$ 500 mil Reais.

Até aqui eu procurei lhe mostrar os passos básicos a respeito de como montar uma retifica de motores, porém a duvida que fica nesse momento é se esse negócio vale mesmo a pena ou não? A resposta é sim, afinal é um tipo de empresa que presta um serviço muito necessitado em todos os lugares e além disso o mercado automobilístico cresce muito a cada ano, sendo assim uma oportunidade de ouro para quem se identifica com a retificação de motores. A dica final para quem está planejando investir no negócio é se atualizar sempre. Faça cursos, procure aprender com outros profissionais mais experientes e fique por dentro das principais novidades no mercado, afinal os motores estão sempre em evolução e para trabalhar com a retifica é necessário conhecer muito bem tudo isso. O motor de poucos anos atrás não é igual ao de hoje, então se você não atualizar seu conhecimento, seu negócio estará fadado ao fracasso.

Enfim, esse é um negócio bastante interessante, que pode lhe proporcionar um bom faturamento mensal e se você gosta realmente da área, a minha dica é que vá fundo meu caro. Comece fazendo uma boa pesquisa de mercado, veja quem são as empresas que já prestam esse serviço em sua região e defina a estrutura da sua futura retifica de motores. Lhe desejo um imenso sucesso e espero que as dicas tenham servido de inspiração!

FONTE:Montar Um Negócio 

Pensando em abrir uma retífica de motores? Conheças as soluções em máquinas e equipamentos que a Rhema tem para você. Solicite um orçamento e saiba das condições especiais aqui. 

27 de agosto de 2018

Compartilhe:

Novidades

Receba todas nossas novidades diretamente em sua caixa de e-mail. Basta preencher o campo abaixo com o seu endereço de e-mail e aguardar.

As imagens dos produtos são meramente ilustrativas, podem variar de acordo com o fornecedor e lote do fabricante. Preços e condições de pagamento são exclusivos para compra neste site, não valendo necessariamente para a rede de loja física.

Copyright © 2019 - Rhema Ferramentas de Precisão Eireli - EPP - Todos os direitos reservados