Atendimento

indisponível

Site blindado

Ambiente 100% seguro

Whatsapp: +55 (44) 99912-1415
Telefone: +55 (44) 3033-2500

Jato de Granalha e Jato de Areia: qual a diferença entre os dois?

Jato de Granalha e Jato de Areia: qual a diferença entre os dois?

Quando falamos em jateamento de peças, os modelos mais conhecidos são: Jato de Areia e Jato de Granalha. Mas a dúvida que sempre ouvimos de nossos clientes é: Qual a diferença entre eles? No post de hoje vamos responder. Vem conferir:


Vamos começar com o principal, o que é o jateamento?


                  


O jateamento é um procedimento indispensável para a limpeza de peças, onde é possível remover as impurezas como ferrugem, areia, evitar a formação de óxidos, entre outros. Além disso, o jateamento também é utilizado para a preparação da

peça para receber revestimento, acabamento e shot peening tratamento a frio de superfícies metálicas. 


A utilização da areia no jateamento:

A areia é um abrasivo natural, de baixo custo e fácil de ser encontrada por ser uma matéria prima abundante. No processo de jateamento, a areia tem sido utilizada como abrasivo ao longo de décadas, por conta disso, os processos de preparação de superfície através de projeção de partículas levavam o termo “areia” em seus nomes, como o caso do Jato de Areia.

 

A areia utilizada é a sílica e não a calcárea, por conta da areia sílica possuir uma dureza maior, necessária para processos de jateamento. 

Mas lembre-se: para utilizar a areia como abrasivo é preciso que ela passe por alguns processos:

  • Peneiração: a areia possui muitos grãos com tamanhos divergentes, por conta disso, é essencial peneira-la, evitando que grãos muito finos, que não realizam uma limpeza com eficiência, e grãos muito grossos, que podem obstruir o equipamento, sejam utilizados no processo de jateamento.

  • Secagem: sua capacidade de absorver umidade é muito alta, portanto é preciso que a areia passe por um processo de secagem.

Fique atento! Por ser um abrasivo extremamente frágil, a areia se transforma em partículas minúsculas com rapidez, gerando muito pó e sujando o ambiente de trabalho. Mas o problema não está apenas na sujeira. O operador corre risco de inalar as partículas, correndo risco de contrair uma doença chamada: Silicose.

A silicose é uma doença causada pela inalação do pó de sílica, causando danos no operador e levando a uma fibrose pulmonar irreversível. 

E o que muda com a granalha como abrasivo?



A granalha, feita de aço, é um dos materiais mais importantes para a decapagem com jato abrasivo. Suas partículas de aço geralmente são encontradas em três formatos: esférica, angular e arame cortado em diferentes tamanhos e durezas. A granalha é um abrasivo mais resistente para realizar o jateamento, além de fornecer mais segurança para o operador. 


Qual o diferencial da granalha? A granalha é reciclável, podendo ser reaproveitada de 700 a 5.000 vezes, dependendo do seu diâmetro e dureza. Além disso, suas partículas de aço são temperadas e revenidas, não provocando nenhum problema de contaminação. Por se tratar de partículas de aço temperado e revenido, não provoca nenhum problema de contaminação da superfície. O pó gerado durante o jateamento vem dos materiais que estão recebendo o jateamento, portanto não causam risco à saúde. Diferente do que ocorre com a areia, a granalha não absorve umidade, não sendo necessário que passe pelo processo de secagem.


Atenção: Não importa qual seja o abrasivo utilizado no jateamento, todos devem seguir normas de segurança e proteção! O operador precisa trabalhar equipado e com segurança!

 

Atualmente, a Rhema dispõe do Jato de Granalha – RH 900 e a versão RH 900 1200MM. Esses equipamento pode ser utilizado com abrasivos de granalha de aço, óxido de alumínio e microesferas de vidro. Você escolhe qual abrasivo se encaixa melhor para a sua necessidade, muito legal né?


Os Jatos de Granalha da Rhema também possuem tampas laterais reforçadas que evitam o vazamento do composto abrasivo, trazendo mais segurança para o operador da máquina. Além disso, contam com uma estrutura robusta e reforçada, munida com motorização Weg e componentes eletrônicos de qualidade, o que torna o Jato de Granalha Rhema RH 900 e RH 900 1200MM uma máquina industrial completa, segura e com qualidade para a sua empresa!


Ficou interessado em adquirir uma para a sua empresa? Entre em contato com um de nossos vendedores para saber qual o Jato de Granalha mais adequado para você!


Gostaria de conhecer outras soluções Rhema para a sua empresa? É só conferir nosso site, lá você pode conferir todas as máquinas Rhema. Confere lá!


28 de agosto de 2020

Compartilhe:

Novidades

Receba todas nossas novidades diretamente em sua caixa de e-mail. Basta preencher o campo abaixo com o seu endereço de e-mail e aguardar.

As imagens dos produtos são meramente ilustrativas, podem variar de acordo com o fornecedor e lote do fabricante. Preços e condições de pagamento são exclusivos para compra neste site, não valendo necessariamente para a rede de loja física.

Copyright © 2020 - Rhema Ferramentas de Precisão Eireli - EPP - Todos os direitos reservados